A PhDsoft, empresa global de engenharia e tecnologia, está desenvolvendo a modelagem de ativos de infraestrutura do Terminal Multicargas (T-MULT), do Porto do Açu, criando gêmeos digitais (simulação de estruturas para promover análises avançadas). A modelagem faz parte de um projeto contemplado com recursos obtidos por intermédio de financiamento da Finep.
Além de equipamentos e ativos do T-MULT, incluindo o cais de atracação do Terminal, a PhDsoft também irá modelar as boias de sinalização náutica do canal de acesso ao Terminal 2 do Porto.
A utilização do C4D, gêmeo digital da PhDsoft, atesta o pioneirismo do Porto do Açu e representa a expansão da PhDsoft no setor de portos, atendendo a vários tipos de ativos no Açu, transformando digitalmente a engenharia para atender as atividades de inspeção, manutenção, integridade e otimização dos custos.
O Porto do Açu está sendo o “laboratório” para que a PhDsoft execute o projeto de pesquisa e desenvolvimento de gêmeos digitais aplicado à área portuária, que conversa com as iniciativas do Açu voltadas à inovação e transformação digital. O complexo porto-indústria busca atrair o melhor em tecnologia, também sendo pioneiro no Brasil na implantação de um Centro VTS e na utilização de AtoN virtual
Assista ao vídeo de apresentação do nosso projeto com o Engenheiro Naval Alexander! Nele, exibimos uma visão exclusiva dos principais aspectos, das perspectivas para os próximos passos e do impacto que esta inovação já está trazendo para o Porto do Açu.