O Porto do Açu, por meio do seu ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação – o Cais Açu Lab – marcou presença no Energy Summit Global 2025, um dos principais eventos de inovação em energia, promovido pela 100 Open Startups em parceria com o MIT.
Durante o evento, a gestora de inovação do Cais Açu Lab, Juliane Carneiro participou do painel “Greening the Skies and Seas: Sustainable Fuels for Aviation and Shipping”, ao lado de representantes da Petrobras, Repsol Sinopec Brasil e COPPE/UFRJ. O painel foi uma oportunidade de debater os caminhos para a descarbonização dos setores de aviação e navegação, temas centrais na agenda de transição energética global.
Um dos destaques da participação foi a apresentação da iniciativa #DACtoSEA, uma parceria entre o Porto do Açu e a Repsol Sinopec Brasil, voltada à produção de combustíveis renováveis a partir da captura de CO₂ diretamente do ar. O projeto busca aplicar as tecnologias de captura e conversão do carbono em combustíveis sustentáveis, que serão testados em embarcações de apoio do próprio porto, fechando o ciclo do carbono em tempo real.
O painel também abordou:
- As metas de descarbonização para os anos de 2030 e 2050;
- Os desafios técnicos e comerciais para viabilização do SAF (Sustainable Aviation Fuel);
- O papel estratégico dos portos como catalisadores da transição energética;
- A importância da pesquisa, desenvolvimento e inovação para impulsionar soluções sustentáveis.
Simultaneamente, o projeto #DACtoSEA também foi citado por Jose Javier Salinero Rodriguez, da Repsol Sinopec, em outro painel técnico, reforçando a relevância e o reconhecimento da iniciativa dentro da programação do evento.
Além disso, a analista Luisa Quintanilha, também do time do Cais Açu Lab, participou do palco Arena, apresentando um case em parceria com a TideWise, empresa do setor de robótica marítima. A apresentação destacou mais uma colaboração estratégica do Porto do Açu com soluções inovadoras voltadas à sustentabilidade e automação no setor portuário.